Mesa Nacional de Negociação debate recomposição salarial, negociação coletiva e reivindicações dos servidores federais
Oi A mais recente reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente entre representantes do governo federal e das entidades sindicais que aconteceu no último dia 25/06, trouxe novos encaminhamentos para pautas históricas dos servidores públicos federais. Entre os principais temas discutidos estiveram a recomposição salarial, a regulamentação da negociação coletiva e o fortalecimento dos espaços permanentes de diálogo.
Durante o encontro, representantes do governo informaram que está em análise a previsão de recursos na Lei Orçamentária de 2027 para viabilizar uma nova recomposição salarial. Diante desse cenário, as entidades sindicais defenderam a realização de uma reunião extraordinária da Mesa ainda em agosto, com o objetivo de acompanhar a construção da proposta orçamentária e discutir os entraves existentes.
Outro ponto considerado prioritário foi a regulamentação da negociação coletiva no serviço público federal. O governo reafirmou a intenção de avançar com o projeto de lei que trata do tema, considerado fundamental para garantir maior segurança jurídica e fortalecer as relações de negociação entre servidores e administração pública.
As entidades também voltaram a cobrar a instalação das Mesas Nacionais Temáticas, reivindicação que recebeu sinalização favorável do governo, embora ainda sem definição de cronograma ou medidas concretas para sua implementação.
O debate reforçou a importância da manutenção do diálogo entre governo e servidores, ao mesmo tempo em que as entidades seguem mobilizadas para transformar os compromissos apresentados em avanços concretos para o conjunto do funcionalismo público federal.
