Nesta quarta-feira (26/4) profissionais da educação de todo o país irão participar da Greve Nacional das/os Trabalhadoras/es em Educação. A greve foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e, em Rio Grande, as atividades iniciam a partir das 9h em frente à Prefeitura. Entre as pautas levantadas nacionalmente por todos os sindicatos filiados à CNTE estão a luta por financiamento e valorização do piso e da carreira da educação e o pagamento do reajuste do piso salarial do magistério.

Além das pautas nacionais, o Sinterg defende no âmbito local o cumprimento da hora- atividade, o pagamento da reposição salarial anual do funcionalismo municipal, o chamamento de professores aprovados no último concurso, a manutenção das turmas de EJA abertas no município, as eleições diretas e democráticas para a escolha das direções das escolas e a implementação de planos de segurança eficazes à longo prazo nas escolas.

Greve faz parte da 24a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Começou na segunda-feira (24/6) e termina na sexta-feira (28/4) a 24a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, organizada pela CNTE. Com o tema “Soberania se faz com educação pública e participação social” a confederação pretende, através de lives e mobilizações por todo o país, debater diversos aspectos da educação no Brasil, como a revogação da reforma do Ensino Médio e outros assuntos. No dia 26 de abril acontece a greve nacional e o Sinterg promoverá atividades ao longo do dia para chamar a atenção da população sobre a atual situação da educação no município e no país.

Fonte: SINTERG