Os professores e professoras da FURG e IFRS em Assembleia Geral Permanente, na sede da APROFURG – Seção Sindical do ANDES-SN aprovaram a greve da categoria docente.

A mobilização dos professores e professoras é pela recomposição salarial, por novos concursos para que os professores, professoras e técnicos (as) em educação não sofram com o acúmulo de funções, pela melhoria das estruturas nas Universidades e nos Institutos Federais, pela aquisição de insumos e equipamentos. Os professores e professoras lutam pela urgente ampliação dos orçamentos das Universidades e dos IFs.

“Nós estamos fazendo ações de mobilização, passando nas salas de aula, conversando, não só com professores, mas com estudantes e técnicos administrativos em educação sobre as pautas que nós aprovamos na última Assembleia. É necessário que a gente conheça a realidade de quem está lá nos campi. Nós, professores da multicampi, precisamos ter condições de trabalho tanto quanto os professores e professoras do campus Carreiros. Atividade de ensino, pesquisa e extensão que a assistência seja igual, que os estudantes daqui não sejam mais privilegiados que os estudantes da multicampia.”, destacou Marcia.

O membro da diretoria da APROFURG, Cristiano Engelke, pontuou sua fala reiterando sobre a perda salarial ao longo dos anos, os problemas estruturais e que prejudicam diariamente as condições de trabalho dos professores e professoras da Universidade e dos Institutos Federais: “O ANDES é um sindicato que defende a classe e que defende a educação pública, gratuita e de qualidade, laica e socialmente referenciada. Que defende a democracia acima de tudo. A greve é o caminho, nós estamos muito defasados, as nossas perdas se acumulam em 50% nos últimos anos e mais: que é a estrutura da nossa Universidade, a estrutura dos Institutos Federais. Todos e todas que estão aqui veem claramente no seu cotidiano o quanto estamos sucateados e em péssimas condições de trabalho.”

O Comando Local de Greve da APTAFURG, participou, a convite da APROFURG, da assembleia. Estavam presentes  Berenice Costas Barcellos, Denise Giesta Pinho, Dionice Dias Ferreira, Everton Luís de Almeida Porciuncula, Jean Guilherme Florentino Corrales, Neiza Maria dos Santos Ávila, Patrick Matos Freitas, Rafael Missiunas, Renato Zacarias Silva e Marco Antônio de Oliveira Lima.

Fonte: APROFURG