Em assembleia realizada, de forma virtual, no dia 20 de outubro tomou posse a nova coordenação- biênio 2121/2023 da APTAFURG.

A eleição ocorreu no dia 16 de outubro, de forma online, e teve um total de votantes de 263 técnicas e técnicos- administrativos em educação filiados ao Sindicato.

Estava concorrendo ao pleito apenas uma chapa, intitulada: “Fora Bolsonaro”.

Ao final a chapa concorrente obteve 230 votos, ou seja, 90,91% dos votos válidos. Os votos brancos somaram 23 e nulos 10, ou seja, 9,09% e 3,95%, respectivamente, dos votos válidos.

A nova coordenação do Sindicato apresentou durante a campanha algumas diretrizes que irão ser centrais na condução da política organizada pela APTAFURG, como por exemplo: A continuidade da luta para a derrubada da Reforma Administrativa (PEC 32), a busca do fortalecimento da categoria através da permanente filiação ao Sindicato, alé da mobilização das aposentadas e aposentados para a derrubada do decreto 10620/2021 que joga a gestão das aposentadorias do serviço público para o INSS.

Outro ponto destacado e que está no plano de lutas será o combate permanente ao assédio moral/sexual na Universidade, o fortalecimento da luta contra a opressão de gênero e a luta contra o feminicídeo, o racismo estrutural no Brasil, contra todo que qualquer tipo de preconceito, a homofobia e a LGBTfobia.

A nova coordenação destaca que a luta unificada dos trabalhadores será outra linhas de atuação nessa nova gestão e que haverá o fortalecimento da relação com a Central Única dos trabalhadores – CUT e da Frente Brasil Popular como espaço de unificação dos movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos de esquerda e pela companha FORA BOLSONARO.

Composição da nova coordenação

  1. Alberto Carlos de Souza Campos – Instituto de Oceanografia
  2. Alessandro Morales Ebersol – ILA
  3. Berenice Costa Barcellos – HU
  4. Carlos Eduardo Pereira de Quadros – ICHI
  5. Celso Luís de Sá Carvalho – PROITI
  6. Denise Giesta Pinho – Aposentada
  7. Dionice Dias Ferreira – HU
  8. Gino Feijó Pohlmann – PROINFRA
  9. Jorge Luiz Machado Mello – Aposentado
  10. Lara Nasi – SECOM
  11. Maria da Graça Silva Amaral – Aposentada
  12. Maria de Lourdes Fonseca Lose – Aposentada
  13. Nilson Manoel Mateus Marques – PROINFRA
  14. Paulo Roberto Garcia Dickel – IFRS/Campus Rio Grande
  15. Rafael Missiunas – HU
  16. Rita de Cássia Andrade Louzada – FADIR