A APTAFURG vem desde a gestão anterior tentando receber informações e colocando-se à disposição para participação do processo de renovação e/ou contratação de uma nova operadora para nosso plano de saúde.

Recentemente recebemos a informação que foi feito um novo contrato com a mesma operadora e com valores totalmente alterados de forma abusiva, fazendo que grande parte dos beneficiários não tenham condições de permanecer com qualquer modalidade de plano de saúde.

Acabamos de realizar uma reunião com o jurídico do sindicato e detectamos uma série de irregularidades na licitação do contrato de plano de saúde da FURG. Em razão dos diversos pontos que merecem ser melhor esclarecidos estamos protocolando, em conjunto com a APROFURG, uma solicitação de reunião, com urgência, com a gestão da Universidade na busca de uma solução para o caso.

Cientes do grande número de servidores que por dificuldades financeiras já efetuaram o cancelamento do plano ou a mudança de modalidade e de um número ainda maior de servidores que vão se desligar do contrato até o final do mês pela total impossibilidade de arcar com os novos valores buscaremos a sensibilização da gestão universitária para a busca de uma suspensão do novo contrato diante do risco da não continuidade dos serviços, em especial dos servidores e dependentes que passam por tratamentos de saúde mais complexos (tratamentos oncológicos, cirurgias e outros).

Outrossim, salientamos que caso não obtenhamos um comprometimento por parte da gestão de solução para o impasse criado pela sua ineficiência em renegociar um contrato mais vantajoso e que ainda poderia ter sido renovado por mais dois anos este sindicato não medirá esforços e buscará a via judicial, assim como o Ministério Público Federal e a responsabilização individual dos agentes públicos envolvidos como medida capaz de evitar esse grave risco à categoria.

Pedimos que os servidores, aposentados e pensionistas que já efetuaram o cancelamento do plano em razão do aumento desproporcional proposto formalizem junto à PROGEP por escrito o motivo que levou ao desligamento do serviço como forma de subsidiar possível ação judicial individual que venha a ser proposta. Outrossim, caso algum servidor ainda deseje realizar o desligamento do plano de saúde pelos mesmos motivos disponibilizaremos em breve por meio de nossos canais de comunicação modelo de documento a ser formalizado junto à PROGEP e Unimed com a mesma finalidade.