A FASUBRA Sindical, em conjunto com as entidades que compõe o Fórum das Entidades Nacionais dos servidores Públicos Federais (FONASEFE), em reunião virtual realizada no dia 17 de novembro encaminhou o dia 28 como Dia Nacional de Luta com mobilizações, manifestações, panfletagens, assembleias de base e outras formas de luta. Nesta mesma data, terá uma Live, às 18 horas, com participação das entidades nacionais.

A federação vem investindo em mobilizações e paralisações desde 4 de agosto de 2023 em defesa da campanha salarial, de investimentos na carreira do PCCTAE e contra o Arcabouço Fiscal.
Nesse sentido, a Direção da FASUBRA reafirma a orientação para suas entidades de base à se mobilizarem na data do Dia Nacional de Lutas em 28 de novembro de 2023, com a realização de paralisação e atividades de mobilização, em conjunto com outras entidades locais do serviço público federal e sindicatos das demais esferas públicas (estaduais e municipais), já que o governo apontou para meados de dezembro uma reunião que possivelmente trará uma resposta às nossas propostas.

A APTAFURG irá realizar no dia 28, pela manhã uma assembleia geral com a seguinte pauta: Informes; Retorno da reunião com a reitoria da FURG sobre o Plano de Saúde UNIMED; Paralisção – 28 de novembro : Dia Nacional de Lutas e Assuntos gerais.

Segundo o coordenador geral da APTAFURG, Rafael Missiunas o momento para a categoria é muito importante e por isso a mobilização da categoria deve ser forte. “É importante estarmos mobilizados para que o Governo Federal perceba a importância da valorização dos trabalhadores da Educação das Universidades e Institutos Federais e da Saúde, dos Hospitais Universitários – HUs”.

Outro ponto importante que será debatido na assembleia será o retorno da reunião que a APTAFURG e APROFURG irão realizar na sexta-feira, 24 de novembro, com a reitoria da FURG para saber qual o comprometimento por parte da gestão de solução para o impasse criado pela sua ineficiência em renegociar um contrato mais vantajoso e que ainda poderia ter sido renovado por mais dois anos com a prestadora de serviço do plano de saúde.