A APTAFURG  esteve na Plenária Nacional da Fasubra que ocorreu neste final de semana (09 e 10 de dezembro), com os delegados Patrick Matos Freitas e Rafael Missiunas.

Os encaminhamentos aprovados foram:

1. Reafirmar a proposta de aprimoramento da carreira aprovada na plenária anterior, entregue oficialmente ao governo e que teve como preceitos básicos:

– Piso de 3 Salários-Mínimos;
– STEP de 5%;
– Diminuição dos níveis de classificação de 5 para 3;
– Diminuição da quantidade de padrões da matriz;
– Reposicionamento facilitado na tabela aprimorada;
– Distribuição equitativa de recursos da reestruturação;
– Diminuição das disparidades intracarreira;
– Diminuição do interstício para 12 meses;
– Manutenção matriz única; Recomposição no Vencimento Básico;
– Sem risco de VBC;
– Ampliação IQ;
– Implementação do RSC.

2. Reafirmar a necessidade urgente de que a direção da FASUBRA atue na cobrança sistemática de uma resposta do governo e oriente as bases a também fazê-lo, em todos os meios possíveis, como cobranças a ministros e parlamentares, no âmbito nacional e local.

3. Aprofundar o diálogo com o SINASEFE no sentido de construir uma proposta unificada de aprimoramento, mesmo não sendo condicionante para negociação com o governo na Mesa Específica e Temporária e na CNSC Nacional.

4. Construir a unidade da categoria com aprovação nessa plenária do estado de greve, com fortes mobilizações (caravanas, paralisações, e busca de apoio entre os parlamentares e reitores(as)), radicalizando as ações rumo á construção de uma forte greve logo para o início de 2024, que efetivamente nos permita conquistar a carreira aprovada pela categoria;

Conjuntura

Os encaminhamentos da Plenária Nacional da Fasubra, levam em conta a conjuntura atual, na qual durante plenária realizada em 30 de setembro e 01 de outubro de 2023, foi aprovada a proposta de aprimoramento do PCCTAE, já apresentada por toda direção da FASUBRA ao governo por meio da Mesa Específica e Temporária.

Considerando ainda que, passados mais de 60 dias da apresentação das propostas, o governo ainda não convocou a Mesa Especifica e Temporária que trata do aprimoramento do PCCTAE.

Os trabalhos para unificação de proposta de carreira já estão em andamento entre FASUBRA e SINASEFE, com reunião entre as duas entidades agendada para a manhã deste dia 11 de dezembro.