A coordenação do Sindicato do(a)s Técnico(a)s Administrativo(a)s em Educação da Universidade Federal do Rio Grande/RS – APTAFURG/SINDICATO -, representando a respectiva categoria REPUDIA de forma categórica a demissão da servidora pública Letícia de Faria Ferreira, docente da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA. Uma demissão arbitrária motivada justamente pela iniciativa da professora Letícia em DENUNCIAR possíveis irregularidades em concurso público do qual a docente era uma das componentes da banca. Ou seja, a ação CORRETA da servidora acabou por justificar sua demissão (pasmemos), transformando-a de denunciante para vítima de uma perseguição política, cujo desfecho foi sua demissão ilegal.

            O necessário repúdio inscreve-se na perspectiva política de que a REITORIA da Universidade movimentou-se  no sentido de acobertar atos ilícitos no interior de uma instituição pública. Tal acobertar fundamenta-se em autoritarismo puro, simples e profundamente maléfico.

            Para além disso, nosso repúdio vem justamente na linha de denunciar que a gestão superior da Universidade Federal do Pampa (a partir do ato de demissão) parece tratar a coisa pública como se proprietária dela fosse. O mais grave, para além da denúncia com indícios de prevaricação, é o fato da demissão se apresentar como uma PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, não apenas no que se refere à professora, mas, sobretudo, no que se refere ao conjunto das trabalhadoras e trabalhadores da UNIPAMPA, que imbuídos do espírito público tem como obrigação denunciar atos que não condizem com os princípios da administração pública. Ou seja, um RECADO de uma gestão patrimonialista aos “futuros denunciantes.” Quem ousar denunciar possíveis falcatruas será devidamente demitido.

            Por esta razão, a Coordenação da APTAFURG/SINDICATO não só REPUDIA  mas exige que tal ato seja revogado imediatamente. Neste sentido nos solidarizamos à servidora docente. Também, através desta NOTA DE REPÚDIO,  solicitamos aos/as conselheiro(a)s, da instância máxima da UNIPAMPA, que revoguem tal ato arbitrário. Lembremos que o autoritarismo se instala aos poucos. Se não barrado, acaba atingindo a todos e todas. Hoje é a professor Letícia, amanhã poderá ser qualquer um que ouse discordar do(a) autoritário(a) de plantão.

APTAFURG

Rio Grande, 27 de janeiro de 2022