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Segurança nas universidades e combate à radicalização pautam debates no seminário nacional

O XXXI Seminário Nacional de Segurança das IFES e EBTTs, realizado em Brasília, foi marcado por reflexões profundas sobre os desafios da segurança nas universidades e escolas públicas diante do crescimento de ataques e ameaças motivadas por discursos de ódio e processos de radicalização nas redes sociais.

O deputado federal Leonel Gutierrez Radde, ex-policial e especialista em investigação de crimes violentos, abriu o debate compartilhando experiências da Divisão de Homicídios de Porto Alegre. Segundo ele, diversas investigações já conseguiram impedir atentados em instituições de ensino, revelando que muitos casos de violência escolar têm conexão com grupos de extrema direita e comunidades virtuais que disseminam ideologias de ódio, especialmente contra mulheres e minorias.

Radde explicou que esses grupos utilizam a “gamificação” como ferramenta de recrutamento de jovens, por meio de desafios que estimulam a violência. “Eles começam com pequenas ‘missões’, como agredir animais ou atacar pessoas em situação de rua. Aos poucos, são levados a ambientes virtuais mais restritos, onde recebem validação e incentivo para atos cada vez mais graves”, relatou. O parlamentar alertou ainda que a radicalização se alimenta de discursos de intolerância, racismo e misoginia, e que é fundamental capacitar professores e gestores para identificar sinais precoces de risco. “A liberdade de expressão não pode ser usada como escudo para crimes de ódio. O antifascismo não é de esquerda nem de direita — é uma defesa da própria humanidade”, concluiu.

Durante as intervenções da plateia, participantes do seminário, ressaltaram a necessidade de aprofundar o debate sobre desmilitarização, prevenção da violência e saúde mental nas universidades. Também foram mencionados os impactos das redes sociais na difusão de teorias conspiratórias e no incentivo a comportamentos extremistas, principalmente entre jovens.
Os debatedores defenderam que a construção de ambientes acadêmicos seguros passa pela promoção de empatia, escuta e pensamento crítico. “É preciso desenvolver meios emocionais de conexão, capazes de reativar a sensibilidade e a humanidade das pessoas”, observou um dos participantes. Em um dos momentos mais simbólicos do encontro, uma servidora lembrou que o antifascismo é um compromisso ético universal, ressaltando que até mesmo o Evangelho prega o acolhimento e o respeito ao próximo — valores que devem orientar as práticas sociais e institucionais.

Encerrando as atividades, os organizadores encaminharam a votação de propostas e a eleição da comissão organizadora do próximo seminário que será realizado em Teresina/Piaui.
O fechamento da mesa reafirmou o compromisso coletivo dos participantes com a defesa de um ambiente acadêmico seguro, inclusivo e democrático, onde o combate à radicalização se dá por meio do diálogo, da educação e da união entre servidores, estudantes e gestores.

 
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Audiência Pública sobre Reforma Administrativa acontece no dia 31, na Câmara dos Vereadores de Rio Grande

Acontece no próximo dia 31 de outubro, 15 horas, na Câmara dos Vereadores de Rio Grande audiência pública sobre a Reforma Administrativa, proposta pela APTAFURG.

O objetivo da audiência é promover o debate sobre o assunto e mostrar pra comunidade riograndina os impactos que a Reforma irá trazer para toda comunidade, como o acesso aos serviços públicos.

A participação de TODA COMUNIDADE RIOGRANDINA é fundamental! 

 

 
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FURG promove atividades em comemoração ao Dia do Servidor Público

Na próxima semana, a Coordenação de Formação Continuada da PROGEP, dá início às atividades do PROJETO ARTE E MOVIMENTO – Celebrando o dia do servidor público.
Ainda tem algumas vagas disponíveis! Vem participar!! 😊😊 As inscrições são realizadas através do site da progep: https://progep.furg.br/bin/curso/

ARTE E MOVIMENTO: OFICINA DE DANÇA CRIATIVA

A oficina de dança criativa tem o objetivo de construir movimentos livres orientados para a exploração do corpo e do espaço incentivando a expressividade dos participantes com liberdade de movimentação.
Além disso é um momento de se reunir com colegas e aproveitar o espaço de encontro e essa experiência cheia de inspiração, leveza e bem-estar.

Ministrante: Leila Cristiane Finoqueto

Data: 21/10/2025
Horário: 15:00h às 17:00h
Local: Sala de danças no prédio da Educação Física

RTE E MOVIMENTO: OFICINA DEFESA PESSOAL

A Oficina de Defesa Pessoal tem como objetivo principal promover o bem-estar físico e emocional dos participantes por meio da prática de defesa pessoal.
E também busca desenvolver habilidades básicas de autoproteção, com foco em situações cotidianas; estimular a consciência corporal e a autoconfiança dos participantes; divulgar as ações do Observatório das Práticas de Lutas (OPLU) e fortalecer a integração entre universidade e comunidade interna.

Ministrantes: Equipe do Observatório das Práticas de Lutas (OPLU): Arisson Landgraf, Matheus Tavares, André Bassini, Heitor Bassini e Ricardo Almeida.

Data: 23/10/2025
Horário: 14:00h às 16:00h
Local: Sala de Lutas do Centro Esportivo – Campus Carreiros

ARTE E MOVIMENTO: OFICINA MINDFULNESS – Como ter uma mente plena

A oficina Mindfulness – Mente Plena tem o objetivo de promover o autoconhecimento e o bem-estar dos participantes por meio de práticas de atenção plena, favorecendo o equilíbrio emocional, a redução do estresse e o fortalecimento da saúde mental no ambiente de trabalho. E ainda pretende promover o aprendizado de ferramentas para alívio e controle do stress.

Ministrante: Psicóloga Leticia Leão

Data: 23/10/2025
Horário: 15:00h às 17:30h
Local: Sala de Formação da PROGEP – Campus Carreiros

 
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FURG promove curso África: História, Cultura e Sociedade – 1ª Edição: Moçambique

A Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades – SECAID/FURG juntamente ao Coletivo de Estudantes Africanos na FURG (CEA FURG) promove o curso “África: História, Cultura e Sociedade – 1ª Edição: Moçambique” que tem por objetivo proporcionar formação sobre história e cultura de países do continente Africano, trazendo nessa primeira edição o país Moçambique. A formação será ministrada por estudantes provenientes de países do continente Africano (a programação completa e o nome dos palestrantes serão divulgados em breve).

O projeto tem por público alvo estudantes da graduação e pós-graduação da FURG e docentes da educação básica rio-grandina.

Os encontros ocorrerão nos dias 11/11, 18/11, 25/11 e 02/12/2025 das 09h às 11h30min no Campus Carreiros da FURG (a sala será divulgada em breve).

A formação contará com certificado de 10horas para os/as participantes que cumprirem no mínimo 75% da carga horária proposta.

Inscrições de 17/10 a 7/11/2025 pelo SINSC FURG.

 
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Pesquisa de opinião do Sistemas de Bibliotecas da FURG

🗓️ A Pesquisa do Sistema de Bibliotecas da FURG (SiB) foi prorrogada até o dia 19 de outubro! Ainda dá tempo de participar e contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos pelas bibliotecas da Universidade.

🔍 Mesmo que você não utilize com frequência os serviços do SiB, a sua opinião é fundamental. Seu ponto de vista pode apontar caminhos para tornar as bibliotecas mais acessíveis, atrativas e funcionais para toda a comunidade acadêmica.

🎯 A pesquisa é direcionada a todos os públicos da FURG, incluindo técnicos administrativos em educação, docentes e estudantes. Queremos ouvir você, entender suas necessidades e continuar aprimorando nossos espaços, serviços e atendimentos.

📩 OLHA O TEU E-MAIL cadastrado no sistemas FURG, você recebeu um link individual para acessar a pesquisa.

💬 A comunidade universitária pode participar até 19/10. Sua voz, nossas bibliotecas mais fortes!

 
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Caravana à Brasília contra a Reforma Administrativa – Inscrições abertas

Atenção TAE da FURG e do IFRS
Ocorrerá em Brasília um grande ato de todo funcionalismo público contra a Reforma Administrativa. Diversas entidades sindicais convocam os servidores para participar da MARCHA CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA, que ocorrerá no dia 29 de outubro.
Em razão disso a CUT/RS disponibilizará 01 ônibus com 44 (quarenta e quatro lugares) para levar todos(as) aqueles(as) interessados(as) em participar do ato.
A saída será dia 27 de outubro de 2025, às 16h (local de saída a confirmar) e retornará, imediatamente, ao final da atividade, devendo chegar em POA no dia 31/10/25.
Salientamos que o ônibus levará servidores de todo estado do RS (federais, estaduais e municipais, dos poderes executivo, legislativo e judiciário) e, portanto, restam poucas vagas.
O preenchimento se dará por ordem de manifestação de interesse e conforme o número de vagas ainda disponível, limitadas ao número de 03 (três) com o oferecimento de ajuda de custo para o deslocamento pelo Sindicato.
Interessados devem entrar em contato com a Secretaria da APTAFURG pelo e-mail aptafurg@aptafurg.org.br

 
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CNSC/MEC se reúne após quatro meses e discute polêmica sobre GT Cargos e o MGI

Comissão Nacional de Supervisão da Carreira retoma atividades e elege nova coordenação

Após quatro meses de intervalo, a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CNSC/MEC) realizou uma reunião crucial na última quinta-feira, 9 de outubro. O encontro, convocado pelo Coordenador Adjunto Marcelo Rosa, tratou de temas centrais para a categoria, com destaque para a polêmica resposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) sobre o GT Cargos.

Um dos primeiros atos foi a eleição da nova coordenação da Comissão, conduzida por aclamação. Foram eleitas Nilva do Carmo, representante da Secretaria Executiva do MEC, como Coordenadora, e Maria do Socorro (Nina), também da SE/MEC, como Secretária Adjunta. Durante o encontro, a FASUBRA solicitou e obteve a inclusão de novos pontos na pauta, entre eles a criação de um canal de comunicação com as Comissões Internas de Supervisão (CIS) e a discussão da Nota Técnica do MGI referente à Avaliação no Estágio Probatório e de Desempenho.

Confira os principais encaminhamentos:

  • Canal de Comunicação com as CIS: será criado um e-mail específico para recebimento de demandas, além da formação de um GT para análise dos procedimentos administrativos da CNSC.
  • Revisão do Regimento Interno: um GT foi constituído para propor atualização do regimento, com entrega prevista para a próxima reunião presencial.
  • Recriação dos GTs Cargos/Racionalização e Desenvolvimento: prazo de 60 dias para apresentação de resultados.
  • Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC): o MEC encaminhou as minutas de Projeto de Lei e Decreto; o MGI informou que o material será enviado à Casa Civil em até 15 dias, com previsão orçamentária para abril de 2026, ainda sem valor definido.
  • Avaliação de Desempenho: a FASUBRA solicitou reunião específica para debater a Nota Técnica do MGI, considerada pela Federação como violação ao Decreto nº 5.825/2006.

O principal ponto debatido na reunião foi a posição do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) sobre o trabalho do GT Cargos. A Diretoria de Carreiras (DECAR/SGP) do MGI enviou um e-mail com uma análise que rejeitou integralmente a proposta de regulamentação das atribuições dos cargos, aprovada pela CNSC em junho de 2025. A decisão gerou preocupação entre os representantes sindicais, que apontaram falta de compreensão, por parte do MGI, sobre o papel desempenhado pelos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) nas Instituições Federais de Ensino (IFEs).

Principais Alegações do MGI (DECAR/SGP):

  • Classificou os cargos atuais como “cargos obsoletos” e considerou ilegal a atualização de suas atribuições.
  • Declarou que não é atribuição dos TAEs coordenar atividades de pesquisa, extensão ou atividades administrativas (como planejamento e compras).
  • Entendeu que os TAEs devem se limitar a atividades burocráticas, excluindo qualquer função ligada ao ensino, pesquisa e extensão, por serem privativas dos docentes.
  • Rejeitou o número de especialidades propostas, sugerindo algo em torno de dez, demonstrando desconhecimento da complexidade das IFE.
    Deliberações da CNSC

Diante do impasse, a CNSC deliberou por oficializar o MEC com as seguintes solicitações:

  • Envio Formal da Proposta: Formalizar o envio ao MGI da proposta de decreto sobre os cargos, conforme elaborado pelo GT Cargos e seus anexos.
  • Transparência: Envio do e-mail de resposta da DECAR/SGP/MGI com a análise da proposta a todos os membros da CNSC.
  • Reativação do Debate: Reativação do GT – Cargos para analisar a resposta do MGI e a proposta alternativa apresentada pelo MEC.
  • Suspensão de Propostas Alternativas: Que a SGA/SE/MEC aguarde o término dos trabalhos do GT – Cargos antes de enviar qualquer outra proposta de regulamentação das atribuições.

A FASUBRA Sindical informou ainda que possui reunião marcada com o Secretário Executivo do MEC no dia 24 de outubro, quando os temas do PCCTAE e dos pontos pendentes do acordo de greve de 2024 estarão no centro das discussões.

A ASSUFRGS reafirma seu apoio às deliberações da FASUBRA e à luta em defesa da valorização dos TAEs, do respeito à carreira e da construção de um serviço público de qualidade e com justiça para todos.

Fonte: FASUBRA

 
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RESULTADO DA CONSULTA TAE’s LOTADOS EM UNIDADES ACADÊMICAS PARA COMISSÃO DE REVISÃO DO ESTATUTO DA FURG

Acompanhe o resultado  da consulta tae’s lotados em unidades acadêmicas para comissão de revisão do estatuto da FURG.

As chapa eleitas foram a chapa numero 3 composta pelos técnicos – administrativos em educação Leandro Saggiono e Celso Pedreira, que obtive 22 votos, seguidos pela número 2,  composta pela TAE Anarjara Martins e Everson Flores, com 20.

A chapa 1 composta por Felipe Rodrigues e Raquel Ortiz, obteve 18 votos.

A participação desse segmento está prevista na Resolução CONSUN/FURG nº 60, de 29 de agosto de 2025, art. 4º, inciso V, que estabelece a participação de 2 (dois) técnico-administrativos em educação, lotados em unidades acadêmicas, indicados por intermédio de consulta no segmento conduzida pela Secretaria dos Conselhos. Ressalta-se, que, conforme o §1º do mesmo artigo, cada membro titular deverá ter um suplente.

 
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NOTA DE REPÚDIO

A APTAFURG Sindicato vem, por meio desta nota, manifestar seu mais veemente REPÚDIO ao caso de racismo estrutural recentemente identificado e denunciado pelo GT Negros e Negras do ASUFPEL-Sindicato, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). 

O ocorrido com a servidora negra, que ingressou no quadro dos Técnicos-Administrativos em Educação através de acesso afirmativo (cotas raciais), e reprovada em seu Estágio Probatório, mesmo com um histórico de inclui excelentes notas nas avaliações iniciais (96,87% na janela global do probatório e de 91,66% no período da última etap0) recebeu um parecer final desfavorável sem que tenha sido realizada a entrevista prévia exigida por normativa institucional, fato que constitui flagrante irregularidade. 

O parecer final desfavorável, emitido após um único conceito “inadequado” em 32 meses de avaliação em período subsequente ao exercício de direitos legais decorrentes de acidente de trabalho e de doença em família e a manutenção do mesmo pela Universidade, mesmo após a Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS) alertar para as inconsistências e recomendar a reapreciação do parecer, consiste em um claro caso do racismo estrutural que permeia as instituições, reproduzindo lógicas de exclusão, violência simbólica e discriminação que afetam cotidianamente a vida de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos negros, indígenas e quilombolas. 

Esse episódio evidencia o abismo que ainda existe entre a retórica da inclusão e a realidade vivenciada por grupos historicamente marginalizados no ambiente universitário. A falácia da “democracia racial” não pode mais ocultar as barreiras institucionais, os preconceitos velados e as agressões diretas que impedem o pleno acesso e a permanência digna dessas populações na universidade pública. 

É inaceitável que, no século XXI, uma instituição federal de ensino, mantida com recursos públicos e, portanto, com o dever de ser um exemplo de equidade e justiça social, seja palco de práticas excludentes. A universidade não pode ser um espelho da sociedade excludente, mas sim um motor de sua transformação. 

Diante disso, EXIGIMOS: 

  1. Exigimos a imediata ANULAÇÃO da avaliação desfavorável e a consequente HOMOLOGAÇÃO da aprovação da servidora. A UFPEL deve corrigir esta falha histórica e garantir que o serviço público seja um pilar de direitos, não um aparato da branquitude. 
  1.  Que a Reitoria da UFPEL instaure, de forma imediata, transparente e rigorosa, uma sindicância para apurar todas as responsabilidades pelo ocorrido, com amplo direito à defesa das partes envolvidas. 
  1.  Que, confirmadas as irregularidades e responsabilidades, as penalidades previstas em lei e no regimento interno da universidade sejam aplicadas com a devida severidade. 
  1.  A instituição de programas obrigatórios de formação e capacitação em relações étnico-raciais para todos os segmentos da universidade (docentes, discentes e técnico-administrativos), combatendo a ignorância e o preconceito. 

 

Rio Grande, 01 de outubro de 2025.