Começou hoje, 11 de março, a greve nacional da categoria dos técnicos e técnicas em educação das universidades e institutos federais de todo o país. Na FURG e IFRS- campus Rio Grande, o movimento teve seu inicio com uma assembleia geral da categoria, que aconteceu de forma hibrida, tanto presencial quanto remota e contou ampla participação da categoria, com mais de 150 participantes.

Durante a assembleia foram debatidos assuntos como a conjuntura que levou a deflagração do movimento grevista, as negociações com o Governo Federal, instalação do Comando Local de Greve, entre outros assuntos.

Segundo Berenice Barcelos, coordenadora da APTAFURG, a avaliação da participação da categoria na assembleia e no início do movimento grevista, foi positivo, pois contou com uma grande quantidade de servidores e servidoras. “O movimento grevista se faz com a participação de todos e todas as colegas e uma greve para que tenha legitimidade tem que ter a participação efetiva da categoria e nossa assembleia, de hoje, demonstrou isso. Demonstrou que estamos unidos e unidas e, certamente, mostraremos ao governo nossa força na luta pelos direitos de todos os trabalhadores, da ativa e aposentados, das universidades e institutos federais”, afirmou a coordenadora.

Como pauta a greve tem como principais pontos a recomposição orçamentária das instituições no mínimo ao patamar de 2015; revogação da IN /2023 que impede direito de greve; debate da jornada de trabalho de 30 horas para todos servidores, fim do ponto eletrônico; reposicionamento dos aposentados; bem como reposição do quadro, concurso já para todos os cargos – chega de terceirização; o fim da lista Tríplice e a Paridade nas eleições para a Reitoria. Outros pontos da greve são o fim da discussão da Reforma Administrativa, revogação da Lei da EBSERH, a normatização do Plantão 12/60 nos HU e o fim das normativas que dificultam o direito à insalubridade.

Segundo a Fasubra, Federação que representa a categoria, 32 Universidades já estão com a greve deflagrada, enquanto 18, farão assembleias hoje, dia 11, outras 4 entidades farão no decorrer da próxima semana e 12 instituições ainda não se manifestaram.

Próximos passos

O Comando Local de greve irá se reunir, amanhã, 12 de março, para definir as próximas atividades do movimento na FURG e IFRS.