O XXIV CONFASUBRA abriu a tarde de debates com o sorteio e a apresentação das teses dos 10 grupos que concorrem no congresso.

A mesa diretora da FASUBRA realizou o sorteio para que os e as representantes dos grandes grupos pudesse falar suas teses. Pela ordem, a apresentação de teses ficou da seguinte maneira: Unir unidade resistência e luta; Combate Sindical; CTB fasubra; Ressignificar; Travessia; Movimento luta de classes; Pensamento Sindical Livre; Frente Base; Movimento Independente do Sindicato Assufop pela base; e Ousadia e Luta.

Cada grupo teve 12 minutos para apresentar suas teses. Intervenções, faixas, gritos de apoio e a batucada de baterias dos grupos puderam ser ouvidas a cada manifestação dos tópicos das teses. Dentre eles o PCCTAE, os Hospitais Universitários, o arcabouço fiscal, o teto de gastos, a educação pública e um calendário de lutas estavam em debate.

Além disso, ao longo da tarde, uma importante mesa marcou o congresso. A mesa 2 tratou sobre a democratização das IPEs (ataques à categoria/HU). As teses podem ser lidas, todas, clicando aqui.

A mesa contou com debatedores(as) delegados(as) que puderam falar a cerca de uma conjuntura dentro das Universidades Federais e suas realidades dentro dos seus locais de trabalho. Além disso, reforçam a luta dentro do serviço público. A fala sobre perdas políticas também esteve presente.

Representantes TAEs dos HU’s realizaram uma manifestação a favor dos hospitais e por mais qualidade de trabalho. Cartazes e faixas foram expostas ao longo de 20 minutos, pedindo concurso público, além da revogação da EBSERH dentro dos hospitais universitários. Por fim, representantes dos HU’s realizaram uma reunião ao final do segundo dia para começar os debates sobre os ataques aos profissionais dos hospitais.

Fonte: ASSUFSM