O governo Lula está prestes a implementar um sistema de avaliação de desempenho para os órgãos e atividades do funcionalismo federal. Esse mecanismo, que poderá ser acessado pela população, será utilizado como critério para promoção na carreira e, em último caso, para possível desligamento por baixo desempenho, após esgotados os recursos.

O sistema faz parte do PGD (Programa de Gestão e Desempenho), que visa uma nova dinâmica de trabalho baseada em metas e entregas dos servidores da administração federal. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que o sistema estará pronto em breve, com estimativa para o fim do primeiro semestre.

Até então, a avaliação de desempenho estava restrita à chefia do órgão, mas agora será ampliada para incluir a sociedade em geral. Isso permitirá uma avaliação mais abrangente e transparente do serviço público.

Para garantir o foco em resultados, cada unidade terá um plano de entrega e os chefes de setor serão responsáveis por monitorar os resultados dos servidores. Em caso de descumprimento do plano, está previsto um desconto na folha de pagamento do funcionário público, cuja métrica de cálculo será definida posteriormente.

Segundo a ministra Esther Dweck, essa iniciativa reflete a necessidade de maior controle social por parte dos cidadãos e o desejo de uma avaliação de desempenho dos servidores mais aprimorada. A ministra ressalta que a sociedade espera que os servidores públicos sejam produtivos e eficientes, e que este sistema contribuirá para essa meta.