APTAFURG realiza seminário sobre RSC

Aconteceu na tarde de hoje, 12 de maio, uma conversa com Luiz Fernando Santos Bandeira, suplente da Direção Nacional e membro da CNSC FASUBRA e do GT RSC do MEC, sobre o RSC. O RSC para técnicos administrativos em educação (RSC-TAE) é um sistema que reconhece e valoriza os conhecimentos e habilidades desenvolvidos por esses servidores no exercício da função, permitindo que eles avancem na carreira sem necessariamente precisarem de títulos de pós-graduação. O RSC-TAE foi conquistado durante a greve de 2024 e está previsto para ser implementado a partir de abril de 2026.
Luiz Fernando informou que a direção nacional da FASUBRA vai encaminhar pras bases quando tiverem os primeiros resultados do levantamento feito com toda a categoria em que os primeiros dados de como acontecerá o acesso ao RSC.
“Estamos muito perto de ter essa conquista do RSC para a categoria o que será um grande ganho”, afirmou o membro a CNSC.
Segundo Luiz Fernando a CNSC Já está com um trabalho bastante avancado em cima de um projeto de lei q substituirá a MP e que terá a termo de acordo com os ganhos da última greve, como por exemplo regras de transição para as progressões e os reajustes que já foram feitos, mas falta ainda acrescentar o RSC, a sua conceituação e seus objetivos.
Uma informação bastante importante trazida durante o seminário foi que o RSC é uma ferramenta que será para todos os integrantes do plano de carreira dos TAES, desde para o trabalhador que não possui ainda o ensino fundamental até para quem já concluiu o doutorado e será levado em consideração as atividades reconhecidas do conhecimento e saberes resultante da atividade de trabalho de cada servidor.
O RSC para o PCCTAE foi conquistado durante a Greve Nacional de 2024. No acordo firmado, ficou definido que o Reconhecimento de Saberes e Competências – RSC será implantado para a carreira dos Técnico-Administrativos em Educação a partir de abril de 2026