APTAFURG realiza assembleia 21 de maio

A APTAFURG realiza no próximo dia 21 de maio uma assembleia geral da categoria como atividade de paralisação, já que foram aprovadas as datas de reuniões entre o MEC e a FASUBRA como forma de pressionar o governo a atender os pontos do Acordo da Greve de 2024.
A categoria na FURG e IFRS estarão paralisadas nos dias 21 e 23 de maio.
Como pontos de pauta para essa assembleia temos:
- Informes das reuniões entre MEC, MGI e FASUBRA;
- Retirada de delegados/as para a Plenária Nacional da FASUBRA que acontece nos dias 13, 14 e 15/06;
- Informes da PROGEP para tratar sobre as mudanças no PPCTAE e as ações implementadas pela FURG com relação às progressões, com a presença do Pró-reitor, Márcio Brito;
- Deliberação sobre a paralisação, também, no dia 22/05, indicada pela FASUBRA, já que nos dias 21 e 23/05 já estão aprovadas paralisações;
- Assuntos gerais.
Cabe ressaltar que entre os pontos em debate no cenário nacional da educação, destaca-se o recente anúncio de suplementação financeira e investimentos no valor de R$ 3,77 bilhões nas universidades federais, por meio do Novo PAC, com previsão de liberação em junho, deste ano. No entanto, é necessário esclarecer que tais recursos são destinados exclusivamente à novas obras, à retomada de obras paralisadas e à consolidação de projetos de estruturação da rede federal de ensino. Esses valores não se referem às verbas de custeio, que são fundamentais para a manutenção das atividades rotineiras das instituições.
Diante dessa realidade, as universidades e institutos federais têm sido forçados a reduzir despesas operacionais para garantir seu funcionamento, o que compromete diretamente as atividades acadêmicas e administrativas.
As instituições vivem um momento desafiador, que impacta diretamente despesas básicas como água, energia, limpeza, vigilância, bolsas estudantis, além de ensino, pesquisa e extensão — atividades que beneficiam toda a sociedade, em áreas como saúde, cultura e educação. Portanto, é fundamental que novos recursos sejam destinados ao custeio das nossas instituições.
Por isso, se reforça a importância da unidade e participação efetiva de toda a categoria nas paralisações e na caravana de luta marcada para maio.
FURG
No último dia 9 de maio, a APTAFURG participou de uma reunião com a reitoria da FURG para tratar de assuntos relacionados ao PPCTAE e o orçamento da Universidade e a atual situação financeira. Segundo a reitora, professora Suzane Gonçalvez, o cenário é preocupante e necessita do apoio de toda a comunidade universitária para enfrentar esse problema e assim o Ministério da Educação liberar as verbas necessárias para a manutenção das Universidades.