As noticias recentes do encerramento dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde – SUS pela maternidade do Hospital Santa Casa divulgadas pelo Conselho Municipal de Saúde revelam o caos que se encontra a saúde pública no Município de Rio Grande.

A informação foi divulgada pela gestão da instituição em que afirma as crescentes dívidas, falta de pagamentos dos funcionários e fornecedores além da quantidade reduzida de atendimentos de partos realizados por mês e ao longo dos últimos anos.

O Hospital Santa Casa, uma instituição de mais de 185 anos faz parte da história de Rio Grande e tem um histórico de compromisso social com o município e a região ao longo desses anos.

Rio Grande, uma cidade que tem uma população, atual de 211 mil habitantes ficará apenas com o atendimento realizado pelo Hospital Universitário da FURG? É possível isso? Chegará o momento que as mulheres grávidas dessa cidade terão que viajar para fazerem seus partos? Essas perguntas são importantes de serem respondidas pelas autoridades da cidade e pela gestão da Santa Casa pois são reflexões que já estão no debate público de nossa cidade e não podem deixar de serem respondidas.

É importante jogar luz para esse grave problema pois apenas o Hospital Universitário da FURG não tem capacidade de realizar todos os atendimentos obstétricos da cidade. O que acontecerá quando a maternidade da FURG já estiver lotada? Certamente as autoridades esperam que essas mulheres em trabalho de parto se desloquem para a cidade de Pelotas, mas isso será possível? O que já se vislumbra com essas situações ocorrendo é o caos. Ficaremos apenas observando? É necessário que todas a população de Rio Grande de manifeste para que esse problema seja resolvido com a maior urgência.

É importante lembrar de que o Sistema Único de Saúde (SUS), repassa verbas para os hospitais, verbas essas que são federais e estaduais, além dos convênios com os municípios. Ou seja, o SUS está presente nessas instituições de saúde, como o Hospital da Santa Casa de Rio Grande. E uma pergunta que devemos fazer: Onde estão esses recursos, onde foram alocados?

Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior sistema público de saúde do mundo e proporciona acesso gratuito, universal e integral, sendo brasileiros e brasileiras ou não, em todo o território nacional. Seu complexo sistema integrado nos níveis federal, estadual e municipal permite um atendimento amplo, tanto em termos de alcance populacional quanto em termos de serviços de saúde, desde atenção básica e saúde da família, cirurgias de alto risco, até partos em maternidades.

A APTAFURG demonstra indignação com essa situação e reafirma a importância das autoridades públicas tanto do município de Rio Grande quanto do Estado do Rio Grande do Sul debaterem esse assunto com a seriedade necessária a fim de resolver esse grave problema e que os atendimentos pelo SUS sejam normalizados.